Minicurso História e Filosofia da Ciência catalisando propostas transdisciplinares.

Ministração: Prof. Dr. Attico Chassot               ( Clique aqui para acessar a síntese curricular do palestrante!

Instituição Promotora: Instituto Federal Baiano campus Catu   

Público Alvo: Estudantes da Pós Graduação em Educação Científica e Popularização das Ciências, Graduandos e Professores.

Carga Horária: 04 Horas

Local: Auditório do pavilhão Novo – IF Baiano campus Catu

Inscrições: presenciais

Vagas: 120

 


EMENTA

Com diferentes exemplos, se pretende fazer uma contemplação, ainda que panoramicamente, da História da Ciência e mostrar como a história da Filosofia, a história da Educação, a história das Religiões, a história das magias, a história das Artes, e para a surpresa daqueles mais ortodoxos, a história das magias e também a esquecida história “da história daqueles e daquelas que usualmente não são considerados como os autores (oficiais) da história” fazem tessituras para entendermos a história da construção do conhecimento. Uso alguns balizadores: a Revolução Copernicana que na aurora dos tempos modernos nos fez migrar do geocentrismo para o heliocentrismo, não sem o sacrifício na fogueira de alguns, recordo Giordano Bruno em 1600; a Revolução Lavoisierana no Século das Luzes, onde deixamos de acreditar no flogisto e entender a respiração como uma combustão; a Revolução Darwiniana, com o seu embate ainda não terminado entre criacionismo e evolucionismo; e, a Revolução Freudiana que nos ensinou que junto com o Consciente temos também o Inconsciente.

 

REFERÊNCIAS

BIZZO, Nelio; CHASSOT, Attico.; ARANTES, Valéria Amorim (Org). Ensino de Ciências: Pontos e Contrapontos, 192p. São Paulo: Summus, 2013. ISBN 978-85-323-0891-7

CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2014, 28ª reimp. (1ª Ed 1994, 14ª reformulada em 2004) 280p. ISBN978-85-16-03947-1.

CHASSOT, Attico. A Ciência é masculina? É, sim senhora!  São Leopoldo: Editora UNISINOS. (2003 1ed) 6ª. ed. 2013.

fundo mini curso