Docentes

Prof. Dra. Alexandra Souza de Carvalho

Síntese Curricular: Atualmente desenvolve atividades relacionadas com a Educação Científica e Ensino de Ciências. Coordenou o Curso de Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências do Campus Catu, IF BAIANO.(Novembro 2014 – Fevereiro 2016). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação científica e Popularização das Ciências certificado pelo CNPq. Desenvolve trabalhos e projetos voltados para a formação inicial e continuada de professores e a Avaliação de Práticas Inovadoras no ensino de ciências para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Coordenadora do Programa Institucional Ciência Itinerante. Tem experiência em atividades de extensão com ênfase em Divulgação Científica. Possui Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2001), Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Bahia (2009) e Mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2007). Ministrou aulas de Química para alunos do Ensino Médio pela Secretaria de Educação da Bahia (1997-2004). Possui Doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) na área de Biotecnologia Industrial (2010).
Linha de Pesquisa em que atua: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
Temas de interesse: Avaliação de Metodologias Alternativas e/ou ferramentas metodológicas para o Ensino de Ciências e suas implicações na formação docente.
Vagas para orientação: 02
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3478114592554532
Email: alexandra.carvalho@catu.ifbaino.edu.br

Prof. Ms. Ariadne Ferreira Jambeiro

Síntese Curricular: Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- IF Baiano, com experiência no ensino básico, superior e pós-graduação. Possui mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (2006). Experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia Marinha e Conservação das Espécies Animais, Construção e Execução de Projetos Interdisciplinares voltados para os temas transversais presentes nos PCNs.
Linha de Pesquisa que atua no programa: Linha 1 – Ensino de Ciências e formação de professores
Vagas para orientação: 02
Link do currículo Lattes – http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765422Z6

Prof. Ms. Célio dos Santos

Síntese Curricular: Graduado e Mestre em Geografia e especialista em Educação, Cultura e Contextualidade.
Linha de Pesquisa que atua no programa: Linha 1 – Ensino de Ciências e formação de professores
Temas de Interesse: Educação Cientifica e Formação docente. Temas: Ensino de Geografia e as novas tecnologias, Formação do docente em Geografia, Educação Cientifica, Políticas públicas de/para/com as Juventudes; Cidade, Participações Popular e Pedagogia Urbana.
Vagas para orientação: 02
Link do currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5597161457555225

Prof. Ms. Fabricio Brandão

Síntese Curricular: Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- IFBaiano, com experiência no ensino básico, superior e pós-graduação. Possui mestrado em Literatura e Diversidade Cultural (2010). As atuações do seus trabalhos concentram-se na área da Linguística aplicada, Formação do Leitor e múltiplos letramentos.
Área de interesse: O trabalho que envolva a práxis pedagógica com a formação do leitor em diferentes mídias e linguagens, novas práticas para o ensino de Língua Portuguesa e o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimentos que promovam a pesquisação com os estudos no campo das Linguagens (Discursivas, semiótica e textual)
Linha de Pesquisa que atua no programa: Linha 1 – Ensino de Ciências e formação de professores
Vagas para orientação: 02
Link do currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710454J6

Prof. Ms. Jacson dos Santos

Linha de Pesquisa em que atua: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
Temas de interesse: Educação Cientifica e Formação docente; Avaliação de Metodologias alternativas no ensino – aprendizagem da Matemática.
Vagas para orientação: 02
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5255234154180605;
Email: jacson.santos@catu.ifbaiano.edu.br

Profa Dra. Joana Fidelis da Paixão

Linha de Pesquisa em que atua: 2 – Práticas educativas e inovações educacionais.
Temas de interesse: Interdisciplinaridade e Meio Ambiente
Vagas para orientação: 02
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0081363280303977
Email: joana.paixao@catu.ifbaiano.edu.br

Prof. Dr. Marcelo Souza Oliveira

Síntese Curricular: Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (com estágio doutoral na Universidade Estadual de Campinas), Mestre em Estudo de Linguagens e graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia. É pesquisador do grupo de pesquisa História, Literatura e Memória (UNEB), do grupo de pesquisa Escravidão e invenção da liberdade (UFBA) e do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Popularização das Ciências (IF BAIANO). É autor do livro “Uma Senhora de engenho no mundo as letras: o declínio senhorial em Anna Ribeiro (Eduneb, 2009)”, pela Eduneb, do livro “A Imperial Vila de Santana do Catu: histórias de uma comunidade escravista no Recôncavo Baiano” (Quarteto, 2015) e organizador da coletânea “Educação Científica e Popularização das Ciências: práticas multireferenciais” (Edufba, 2016). Foi Coordenador de Extensão (2011/2012) e Diretor Acadêmico (2014/2015) do IF Baiano campus Catu. É Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu, onde leciona história para o Ensino Médio e Técnico e Fundamentos Teóricos e Práticas para a Educação Científica na Pós-Graduação e desenvolve pesquisa e extensão na área de Educação Científica e Popularização Ciências, coordenando o Projeto Escola Itinerante.
Linha de Pesquisa em que atua: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
Temas de Interesse: Pesquisa como Princípio Educativo; Metodologia do Ensino por investigação; Ensino de História e Novas Tecnologias; Estudos sobre teorias raciais história e cultura afro-brasileiras na sua relação com a educação científica e popularização das ciências; Aprendizagens significativas; Feiras de Ciências como espaço de aprendizagens e de popularização das ciências.
Vagas para orientação: 02
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9785106564500431
Email: marcelo.oliveira@catu.ifbaiano.edu.br

Prof. Ms. Ronaldo Chaves

 

Síntese Curricular: Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF BAIANO, Campus Catu, Estado da Bahia . Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia campus II – Alagoinhas, obteve seu título de mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, na área de concentração Ética e Filosofia Política.
Linha de Pesquisa 1: Educação Cientifica e Formação docente.
Temas de interesse:  Educação Científica e História da Ciência
Número de orientandos:02
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/5322566827118266
Emailronaldo.chaves@catu.ifbaiano.edu.br

Prof. Dr. Saulo Luís Capim

Linha de Pesquisa em que atua: Linhas 01 Ensino de Ciências e formação de professores; e 02 – Práticas educativas e inovações educacionais.
Temas de interesse: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola; A formação de professores e a sociedade da informação e comunicação; Construção e avaliação de unidades de ensino utilizando recursos tecnológicos; Utilização de Softwares educacionais no ensino de Ciências; Currículo, Projetos e Tecnologia.
Vagas para orientação: 02
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0034925996120563
Email: saulo.capim@catu.ifbaiano.edu.br

Profa Ms. Yone Carneiro de Santana Gonçalves

Síntese Curricular: Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB.  Especialização em Matemática com Ênfase em Informática Educativa pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias Baiano, Campus Catu. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Popularização das Ciências (GPEC).
Linha de Pesquisa que atua no programa: Linhas 01: Educação Científica e formação docente
Temas de Interesse: Popularização das Ciências, Construção e Difusão do Conhecimento, Educação e TIC. Educação de Jovens e Adultos, Educação Matemática.
Vagas para orientação: 02
Linha de Pesquisa em que atua: Linhas 01 – Ensino de Ciências e formação de professores; e 02 – Práticas educativas e inovações educacionais.
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7895198478293433

Prof. Ms. Társio Cavalcante

 

Síntese Curricular: Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB.  Especialização em Redes de Computadores pela Universidade Ruy Barbosa (2002). Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias Baiano, Campus Catu. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Popularização das Ciências (GPEC).
Linha de Pesquisa que atua no programa: Linha 02: Práticas educativas e inovações educacionais
Temas de Interesse: Popularização das Ciências; Robótica Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Construção e Difusão do Conhecimento; Educação e TIC;
Vagas para orientação: 02
Link do currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/3269862453251314

Prof. Ms. Victor Ernesto Silveira dos Santos

Síntese Curricular: Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF BAIANO, Campus Catu, Estado da Bahia . Licenciado em Letras com Inglês pela Universidade do Estado da Bahia campus VI, obteve seu título de mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia campus I. Sua experiência profissional abrange o ensino Fundamental, Médio, Superior e Pós-graduação Lato Sensu em Educação Científica, além de escolas particulares de idiomas. Atua nas áreas de Língua Inglesa, Literatura Inglesa e Língua Portuguesa, além de cursos de extensão voltados para a aplicação jogos no ensino se lingua inglesa. Especificamente para Educação Científica, o docente tem promovido projetos de extensão que incentivam a dinamização das aulas de linguas estrangeiras por meio de Jogos desenvolvidos pelos próprios estudantes como o Stand de Línguas Estrangeiras do Programa Ciência Itinerante do IF baiano, o estudo intercultural das línguas com vistas a compreensão de fenômenos socioculturais nos quais a língua é elemento de destaque: como o projeto ensino de inglês e educação para a paz (educação para direitos humanos, juntamente com a professora Kelly Cristina Oliveira da Silva), produção de glossários de áreas específicas (por exemplo: Tecnologia de Alimentos juntamente com a professora Maria José Cerqueira) e vocabulários por meio da aplicação de Linguística de Corpus, projetos de ensino de línguas estrangeiras e manifestações artística como Literatura (projeto Mistério da Sala de Aula de Língua Inglesa) e artes visuais e cênicas como (Projeto Intercultural Faces da Morte). Enfim, o docente se interessa pela discussão da Educação Científica no ensino e aprendizado de linguas (materna ou estrangeiras), discussões sobre Letramento e Alfabetização, desenvolvimento de projetos em educação científica de cunho interdisciplinar, formação de professores e educação científica sobretudo nas áreas de letras e humanas e análise e utilização de materiais audiovisuais com vistas a produção de recursos para desenvolvimento de educação científica.
Linha de Pesquisa que atua no programa: Linha 01: Ensino de Ciências e formação de professores
Temas de Interesse: Ludicidade no ensino de línguas; Linguística e Linguística Aplicada para ensino médio e fundamental; Alfabetização científica por meio de materiais audiovisuais; Interculturalidade no ensino de línguas; Desenvolvimento de projetos interdisciplinares; Formação de professores de línguas e alfabetização científica. Estudo de línguas em contextos não formais; Estudos de línguas por meio objetos não formais (filmes, jogos, produtos comerciais etc); Estudo de língua por dispositivos móveis (Mobile Learning)
Vagas para orientação: 02
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7187032138523851